Inventário de Resíduos: Quais empresas precisam realizá-lo?
Conheça o que é esse tipo de documento e quem precisa elaborá-lo
O inventário de resíduos está entre os documentos utilizados na gestão correta de resíduos sólidos.
Com foco em colaborar com a preservação ambiental e consequentemente reduzir os impactos na natureza, esse documento tem como foco reunir diversas informações sobre os resíduos sólidos das indústrias brasileiras.
Entretanto é comum muitas dúvidas surgirem sobre o assunto, uma vez que nem todas as empresas são obrigadas a criar um Inventário de Resíduos.
Através desse post você irá descobrir o que é um Inventário de Resíduos, quais empresas precisam elaborá-lo e qual sua importância. Tem dúvidas sobre o assunto também? Então confira nosso artigo abaixo.
Afinal o que é um Inventário de Resíduos?
Um inventário de resíduos é um documento que precisa ser elaborado conforme definido pela portaria 280/2020 do Ministério do Meio Ambiente.
Nele deve constar um conjunto de informações referentes ao resíduo desenvolvido, que por sua vez deve envolver desde a geração do resíduo, como sua tipologia, armazenamento, transporte e destinação final de forma correta.
Criado antes mesmo da implantação da Política Nacional para Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), o inventário serve hoje como um importante instrumento de gestão do resíduo capaz de quantificar e diagnosticar os processos desenvolvidos pelas empresas.
Esse tipo de documento é considerado uma importante ferramenta ambiental uma vez que conta com importantes informações sobre os resíduos sólidos como origem, quantidade e destinação.
A obrigatoriedade é anual e as empresas precisam se atentar a entrega conforme a lei para evitar multas em uma possível fiscalização, visto que todos as informações precisarão ser apresentadas.
Quais empresas precisam elaborar esse tipo de documento?
O inventário de resíduos sólidos, de acordo com a CONAMA 313, precisa ser elaborado pelas empresas que atuam em segmentos como:
- Fabricação e montagem de veículos automotores;
- Fabricação e Montagem de equipamentos de informática;
- Fabricação de Máquinas e equipamentos de metal;
- Fabricação de Produtos químicos;
- Fabricação de Combustíveis nucleares e fósseis como o petróleo;
- Coqueificação do Carvão Mineral;
- Metalúrgica básica;
- Fabricação de artefatos de Couro;
Qual a importância do Inventário de Resíduos para as empresas?
Além de obrigatório, o inventário de resíduos auxilia as empresas na gestão interna dos resíduos e promove um controle ideal sobre a entrada e saída do material durante o processo de fabricação.
Um ponto interessante desse tipo de inventário é que o mesmo permite que além da preservação ambiental, tanto as empresas como o poder público também fiquem ciente da quantidade de resíduos gerados pelo segmento e criem tecnologias disponíveis para fazer o processo de descarte de forma adequada.
Nesse caso, o inventário agrega valor ao planejamento de estratégias que interferem nos processos de geração, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta.
Além do processo ambiental adequado e correto, a elaboração do inventário também permite que oportunidades extras sejam criadas diante da comunidade internacional, onde a competitividade passa a ser criada de forma saudável e com foco na questão ambiental.
A Agilize Ambiental auxilia nesse tipo de processo e permite que sua empresa fique dentro da lei, assim como permite o desenvolvimento sustentável da sua empresa.